Transtorno
Temporal do final de semana causa estragos em Rio Grande
Seis famílias da região da Barra ainda estavam sem luz na tarde desta segunda-feira
Divulgação - DP - Manhã desta segunda foi para limpar vias
Por Vitória de Góes
[email protected]
A Defesa Civil de Rio Grande, junto da Secretaria de Município do Meio Ambiente (SMMA), passou a segunda-feira atendendo chamados da população atingida pelo temporal que ocorreu no fim da tarde do último sábado (4), na região do Cassino e na 4ª secção da Barra.
O episódio de chuva, acompanhada de granizo e ventos de até 80 quilômetros por hora, durou pouco mais de cinco minutos, mas causou a queda de árvores e postes, a ruptura de cabos de energia e danos à moradias.
Segundo o Ordenador de Despesas da Defesa Civil, Rudimar Machado, um carro que se deslocava no sentido praia - centro foi atingido por um poste com transformador. O casal que estava dentro do veículo não se feriu. Ainda, cinco casas foram destelhadas, sendo que duas famílias ficaram desabrigadas e precisaram ir para casa de parentes.
O domingo foi para contabilizar os estragos. Na segunda pela manhã, a equipe trabalhou na retirada de árvores caídas na Avenida Rio Grande e seguiu para atender os moradores. "Entregamos 12 lonas, seis na região da Barra, duas no Bolaxa e quatro no Parque Guanabara", disse Machado. Durante a tarde também foram entregues telhas para as residências mais afetadas.
Um momento desesperador
Rejane de Lurdes é moradora da região da Barra e conta que estava chegando em casa com a família quando o temporal começou. Segundo ela, nunca havia presenciado um episódio com ventos tão fortes, "desesperador", relata.
"Ficamos na área externa acompanhando a virada do tempo com medo de que as árvores caíssem na casa da minha filha que mora aqui do lado, foi quando ouvimos um estrondo e uma delas havia caído em cima da minha casa". A árvore caiu em cima do quarto do filho, mas ninguém se machucou.
Após o ocorrido, o poste de energia elétrica da casa também foi afetado e agora precisará ser trocado. "Estamos pedindo ajuda para a Prefeitura porque não temos condições de arcar com o valor de um poste novo", conta a moradora. Enquanto isso, a família seguia sem luz.
Carregando matéria
Conteúdo exclusivo!
Somente assinantes podem visualizar este conteúdo
clique aqui para verificar os planos disponíveis
Já sou assinante
Deixe seu comentário